I S K F  B R A S I L

GRADUAÇÃO ISKF

O QUE É?

O exame de graduação é um procedimento para avaliar se o candidato possui conhecimento, entendimento e habilidade nos requisitos mínimos de sua atual graduação para iniciar o aprendizado para a nova graduação que está buscando, no entando, a matéria a seguir é um padrão praticado na ISKF Brasil porém a banca que estará avaliando o candidato pode solicitar execução, aplicação ou questionar assuntos relacionados ao Karate Do.

 

Para graduações a partir de 1º Dan pode ser solicitada sequências de Kihon independente da matéria aqui informadas e a partir de 4º Dan a matéria é de acordo com o solicitado pela banca examinadora.

 

No Brasil o exame de graduação é realizado por bancada liderada pelo Sensei Edson Nakama com autorização para realizar este procedimento do Gran-Mestre Teruyuki Okazaki. Para graduações a partir de 4º Dan o exame somente pode ser realizado diretamente na Matriz ISKF na Filadélfia/EUA ou quando um representante da ISKF Matriz autorizado estiver em encontro internacional no Brasil realizado uma vez ao ano e, em ambos os casos, com autorização formal e por escrito para a ISKF Matriz,  do Presidente e Diretoria Técnica ISKF Brasil.

 

Matéria de exame de graduação aqui.
ANTES DE COMEÇAR, ENTENDA O PLANEJAMENTO DO EXAME

Passo 1: Solicitação para realizar exame de graduação no Brasil.

 

  • Diretoria ISKF Brasil solicita por e-mail autorização à ISKF Internacional endereçado ao Shihan Hiroyoshi Okazaki para realizar exame de graduação Yudansha indicando o local, data, nome dos candidatos e convidando o professor responsável para graduações até 3º Dan, Sensei Edson Fujinori Nakama ou outro professor indicado pelo Shihan em caso de ser realizado evento internacional do Brasil incluindo graduações superiores a 3º Dan.

 

  • Prazo: 90 dias de antecedência da data de exame solicitada.

Passo 2: Comunicado da solicitação

 

  • Após a ISKF Internacional enviar a resposta da solicitação de exame de graduação, a Diretoria ISKF Brasil estará informando no site www.iskf.com.br a data, local e relação dos candidatos.

 

  • Todos os candidatos estarão recebendo email da ISKF Brasil ofício com as normas, regras e orientações para formalizar a candidatura.

 

  • Prazo: 60 dias antes da data de exame aprovada.

Passo 3: Documentação e pagamento

 

  • Os candidatos a exame de graduação informados na solicitação deferida pela ISKF internacional deverão preencher formulário específico para avaliação e registro de Dan.

 

  • O pagamento da taxa de exame deverá ser realizado e comprovado juntamente com o envio do formulário de inscrição.

 

  • Prazo: 30 dias antes da data do exame

Passo 4: Realização do exame de graduação

 

  • O responsável pela organização do exame de graduação deverá entregar toda a documentação, ficha de exame e registro de Dan, comprovante de pagamento todos conferidos e sem erros ao professor responsável que estará aplicando o exame onde, para graduação até 3º Dan, Sensei Edson Fujinori Nakama e, em caso de evento internacional, Shihan Hiroyoshi Okazaki ou outro professor indicado por ele.

 

  • O professor indicado que estará aplicando o exame somente estará aceitando o candidato onde toda a documentação estiver completa e sem erros.

 

  • O resultado do exame de graduação será disponibilizado no site www.iskf.com.br da mesma forma que é apresentado no site da ISKF Internacional www.iskf.com.

 

  • Prazo: 5 dias após a data do exame

Passo 5: Registro de graduação

 

  • O candidato aprovado deverá realizar o pagamento do registro de graduação correspondente no prazo de até 15 dias após a realização e divulgação do resultado do exame.

 

  • O registro de graduação é solicitado pela ISKF Brasil  onde envia os formulários e documentações necessárias para a ISKF Internacional onde esta efetiva o registro e emite o certificado internacional de graduação yudansha.

 

  • A ISKF Internacional envia os certificados emitidos para a ISKF Brasil em São Paulo e esta envia por correios por postagem registrada aos candidatos aprovados.

 

  • Prazo: 180 dias após a data do exame
REQUISITOS

Os seguintes requisitos e documentos devem ser cumpridos e apresentados no momento da inscrição para o exame de graduação:

 

1) Requisitos

       1.1) Ter carência mínima exigida pela ISKF (Vide aqui as carências);

       1.2) Aprovação do professor responsável e Diretor Técnico da ISKF Brasil;

       1.3) Participação de encontro técnico ISKF preparatório para exame de graduação;

       1.4) Ter comprovação de no mínimo 12 meses de filiação junto à ISKF.

 

2) Documentos

       2.1) Certificado  ISKF da atual graduação;

       2.2) Comprovante de pagamento da taxa de exame para o Dan correspondente;

       2.3) Apresentação do Passaporte ISKF;

       2.4) Enviar documentação para ISKF Brasil no prazo máximo de 30 dias antes do exame (Vide calendário ).

       2.5) Preencher termo de responsabilidade e autorização quando o candidato tiver idade menor que 18 anos.

 

Os documentos devem ser digitalizados e enviados para o email administracao@iskf.com.br

 

Consulte aqui as carências mínimas de cada graduação.
 
Veja aqui o calendário ISKF.
 
Termo de responsabilidade para menor.
RECONHECIMENTO DE DAN

A ISKF reconhece certificado ou diploma de graduação assinada por um dos seguintes representantes:

 

JKA -  Sensei Ueki

SKIF -  Sensei Hirokazu Kanazawa

JKS -  Tetsuhiko Asai

 

Para emissão de certificado de Dan na mesma graduação junto à ISKF são necessarios:

 

1) apresentação do certificado ou diploma de graduação de uma das entidades relacionadas acima;

2) preenchimento do formulário de registro de DAN (download aqui)

3) aquisição do passaporte oficial ISKF

4) aprovação da Diretoria ISKF Brasil juntamente com o pagamento da taxa de registro de DAN correspondente.

GRADUAÇÃO DE OUTRA ENTIDADE

A ISKF não reconhece graduação de outras entidades, portanto o candidato pode solicitar seu exame de graduação seguindo os requisitos informados acima onde será submetido à avaliação.

 

Importante:

1) É necessário apresentar histórico e certificados de kyu e dan registrados em de entidade oficial de Karate (somente certificados de Confederações e Federações).

2) Apresentar link para download de vídeo com apresentação de Kihon, Kata e Kumite.

 

Em caso de aprovação:

1) a ISKF estará concedendo a graduação -Dan- ao candidato de acordo com a qualidade técnica apresentada nos quesitos Kihon, Kata e Kumite.

2) o candidato deverá pagar as taxas cumulativas relacionadas de 1º Dan até o Dan pelo qual foi aprovado.

REGISTRO DE DAN

O formulário de pedido original (download aqui) deve ser acompanhado de uma fotografia tamanho de passaporte grampeada para cada formulário de registro da Dan juntamente com a taxa de inscrição apropriada.

Esses materiais devem ser enviados para o DIRETOR REGIONAL OU EXAMINADOR.


A taxa de registro deve ser realizada somente sob a forma de depósito bancário nominal à ISKF Brasil em reais correspondendo ao valor do dólar vigente e outras formas de pagamento não são aceitas.


POR FAVOR, CERTIFIQUE-SE DE ENCONTRAR AS TAXAS APLICÁVEIS, JUNTO COM O SEU FORMULÁRIO DE REGISTRO DE DAN.


Todos os regitros de Dan estão registrados na ISKF - Federação Internacional de Karate Shotokan. A ISKF avaliará todas as solicitações de registro para aprovação e emissão de números de registro.

 

Os certificados Dan são impressos e encaminhados da sede da ISKF para o diretor regional, que os entrega ao aluno ou instrutor.

 

O prazo de entrega do certificado de Dan pela ISKF Matriz é de até 6 meses.

Download do formulário de registro de Dan. Clique aqui.
VALORES

Os indivíduos aprovados no exame de Dan devem pagar as taxas de registro dentro de 15 dias após a passagem para que seu novo dan seja válido e estas taxas devem ser enviadas juntamente com o formulário de registro para o email administracao@iskf.com.br.
 

Os valores cobrados correspondem a:

 

Taxa de avaliação: pagamento antes do exame de graduação juntamente com a entrega dos documentos informados anteriormente no prazo máximo de 60 dias antes da realização do exame.

 

Taxa de registro: pagamento após o exame de graduação para candidato aprovado com prazo para pagamento de até 15 dias após a realização e divulgação do resultado do exame de graduação. Caso este valor não seja pago o exame de graduação será automaticamente cancelado e não há devolução da taxa de avaliação.

Em 2018, em torno do primeiro trimestre,  será disponibilizado pela ISKF Internacional tabela de taxas de avaliação e registro de Dan.

Informações para depósito das taxas:

 

Banco: 237 - Bradesco
Agência: 1372 - Verbo Divino - URB/SP
Conta corrente: 7380-6
CNPJ: 18.612.876/0001-54
Titular: ISKF Brasil

 

Enviar comprovante para o email administracao@iskf.com.br