I S K F  B R A S I L

NOTÍCIAS

04/10/2017 - Entrevista com o Sensei Helio Arakaki para a TV Esporte Ágil

 

Fonte: Site TV Sport Ágil

URL: http://esporteagil.com.br/noticias/bate_bola/professor_de_autoconhecimento_e_arte_marcial_e_entrevistado_da_tv_esporte_agil

Data: 04/10/2017

 

Professor de autoconhecimento e arte marcial é entrevistado da TV Esporte Agil

 

O conhecimento da vida inicia na própria noção de existência, e no equilíbrio interno, segundo ensina Helío Arakaki, professor de 55 anos, que é mestre em Karatê e também de Biodanza. Prestes lançar o livro “Sensei: uma jornada espiritual”, ele voltou a aparece mais na mídia depois do compromisso fechado com a Prefeitura de Campo Grande para aulas gratuitas a mulheres em defesa pessoal. Contudo Arakaki conta que o objetivo dessa ação não é apenas “ensinar contragolpes”, mas depertar consciência.
Para conhecer mais sobre esse agente transformador e todos os projetos que ele integra já há três décadas na Capital se faz necessária a compreensão da sua filosofia de vida e de espiritualidade. Isso porque, Hélio ensina compartilhando a própria evolução e isso é o que conceitua um mestre.

Celso_Curso_Geral - ISKF.png

A ASKT Rio de Janeiro - Dojo Juichi Sagara que tem como titular responsável o  Professor Alessandro Barboza sediou o Curso de arbitragem padrão WKF promovido pela FKERJ  com o Árbitro Internacional, Professor Celso Rodrigues - 8º Dan, que possui credenciais junto às entidades World Karate Federation-WKF, Confederação Brasileira de Karate-CBK, Federation Panamerican Karate-FPK, Confederação Sulamericana de Karate-CSK.

Celso_Barboza_04.png

25/09/2017 - Projeto Bom Cidadão realiza seu primeiro campeonato

 

Sensei Irineu de Assis com apoio de grandes empresários promoveram o terceiro exame de graduação e o primeiro torneio de Karate para os praticantes do Projeto Bom Cidadão no dia 17/09/2017 na cidade de Trindade/GO para crianças carentes.

 

Agradecimento a todos os presentes e, em especial, ao Sr. Marcelo Carneiro, proprietário da empresa Bomlixo que esteve presente e é um grande incentivador para a formação destes pequenos brasileiros.

20/09/2017 - Sadamu Uriu: Parabéns ao Mestre que completa 88 anos

 

Sadamu Uriu.png

No dia 20/09/2017 é uma data que os adeptos da arte podem comemorar o aniversário do Mestre Sadamu Uriu por completar seus 88 anos em plena atividade e a ISKF Brasil tem a honra de parabenizar esta personalidade mundial do Karate onde há muito tempo colabora pelo crescimento da arte Karate Do.

 

Sensei Sadamu Uriu é o fundador e instrutor chefe da Nihon Karate Kyokai onde por mais de 40 anos está localizado na cidade do Rio de Janeiro. Foi aluno de Masatoshi Nakayama na Universidade Takushoku, quando começou a treinar karate e foi um dos introdutores do Karate Shotokan no Brasil.

 

Desenvolveu um estilo próprio baseado nos ensinamentos do Mestre Nakayama assim como Mestre Tetsuhiko Asai que foram grandes amigos.

 

Respeitado e reconhecido muldialmente, teve uma sólida formação assim como esteve com vários mestres e é uma referência para muitos praticantes.

 

MestresKarate.jpg

Senseis:

Sagara - Mori -  Higashino - Nishiyama - Uriu -  Yasuyuki Tanaka - Yokoyama

Mestres_01.png

Senseis:

Sagara - Uriu - Nishiyama - Higashino - Mori - Sasaki - Inoki - Tanaka

Mestres_02.png

Senseis:

Sagara - Sadamu Uriu - Nakayama

MestresKarate_2.jpg

Grandes Mestres e percursores do Karate no Brasil

 

01: Luiz Ernani Ribeiro
02: Yoshidide Shinzato
03: Koji Takamatsu
04: Juichi Sagara
05: Marcelo Guimarães Arantes
06: Ryuzo Watanabe
07: Tokyo Mao
08: Susumi Suzuki
09: Sadamu Uriu
10: Akio Yokoyama
11: Teruo Furusho
12: Tomeji Ito
13: Jose Ricardo Ortiz D'Elia
14: Yasuyuki Sasaki
15: Michizo Buyo
16: Hugo Mendes Nakamura
17: Masahiro Shinzato
18: Pedro Hidekasu Oshiro
19: Edgar Ferraz de Oliveira

19/09/2017 - Projeto Bom Cidadão

 

Sensei Irineu de Assis, que faz parte da família ISKF, é o grande idealizador deste projeto onde com muito esforço vem conquistando e, muito mais importante, formando cidadãos de respeito no município de Trindade em Goiás.

 

Matéria exibida em 19/09/2017 pela TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo de televisão em Goiás.

18/09/2017 - Entrevista com Sensei Helio Arakaki e Sensei Andrey Xavier: Instituto Muryokan

 

Uma entrevista com Hélios Arakaki, 6º Dan de Karate, aluno direto de Juichi Sagara e indutor chefe do Instituto Muryokan, e Andrey Xavier sensei, delegado Regional Espírito Santo pela ISKF, para falar não somente do trabalho de divulgação que Hélio sensei vem fazendo em prol do karate nacional, como também sobre o 2º Seminário Técnico que a ISKF Esepirito Santo realizou no ultimo mês.

 

Fonte: https://pintokaratedojo.com/2017/09/18/instituto-muryokan-radio-karate

Data da consulta: 18/09/2017

08/09/2017 - Espírito Santo com novo Delegado Regional

 

Sensei Andrey Xavier.png

Sensei Andrey Xavier

Delegado Regional Espírito Santo

A ISKF Brasil tem a satisfação de informar que, em comum acordo entre o Presidente ISKF Brasil, Sensei Stanislau Paolucci, O Diretor Técnico,  Sensei Edson Nakama, Delegado Regional MS, Sensei Helio Arakaki e o Diretor de Comunicação e TI, Sensei Alessandro Barboza, foi nomeado novo Delegado Regional para o Estado do Espírito Santo,  Sensei Andrey Xavier.

 

O Sensei Andrey Xavier iniciou a prática do karatê em meados de 1987, através da indicação do Mestre Juichi Sagara, que conhecia seu pai.

O Mestre Juichi Sagara visitava com certa frequência Campo Grande-MS e naquela oportunidade foi apresentado seu discípulo, o Sensei Hélio Arakaki que logo após iniciou os treinamentos em seu Dojo MURYOKAN onde permaneceu por muitos anos.

 

Em 2006, por motivos profissionais, mudou-se para Vitória no Espírito Santo e, inicialmente na nova moradia, treinou esporadicamente em outras entidades locais, mas sempre retornava em Campo Grande-MS no Dojo do Sensei Helio Arakaki para manutenção dos treinamentos.


Já no ano de 2013, por sugestão do Sensei Hélio Arakaki, oficializou sua filiação junto à ISKF, passando também a treinar com maior frequência em São Paulo com Sensei Nakama.


Em 2016 foi proposto pelo Sensei Hélio Arakaki, apoio para abertura de um Dojo em Vitória-ES, e com muita honra e alegria recebeu a autorização de nomear o Dojo como MURYOKAN-ES.


Desde então, vem se dedicando na prática metodológica, partindo da base técnica e filosófica que vem aprendendo e aperfeiçoando com os Senseis.


O objetivo desta representaçao é dar continuidade e aprofundamento nos Estudos do legado Tridimensional para a formação de Karatecas cidadãos de bem e difundir os ensinamentos no Estado do Espírito Santo com o apoio dos dirigentes ISKF Brasil e seu Sensei Hélio Arakaki.

07/09/2017 -Antonio Inoki viaja à Coreia do Norte para promover a paz

 

Inoki.png

Antonio Inoki segue exemplo do irmão, Mestre Juichi Sagara, o qual também realizou negociações em situações de risco no início da década de 1990 representando a aliança de paz entre Japão, EUA e Iraque durante a Guerra do Golfo e resgate dos filhos do ditador Saddan Houssein.

 

"Lutador, estadista, Negociador de reféns, Lenda: A vida de Antonio Inoki como lutador profissional japonês foi empenhado em influenciar a diplomacia com a Coréia do Norte, Iraque e Paquistão - e lutar contra Muhammad Ali e Ric Flair ao longo do caminho.

 

Os fãs, os políticos, as estrelas do pop e as crianças de todo o mundo se alinham a receber sua famosa "bitch-slap" na crença de que os revigorará e transferirá alguns dos "espírito de luta ardente" de Inoki. Mas a Inoki tem uma rica história de negociação que sopra com muito maior propósito. Ele lutou com Muhammad Ali no Nippon Budokan, de 14.500 lugares, em Tóquio, em 1976, no que foi um dos primeiros concursos de artes marciais mista. Três anos depois, ele assumiu Jhara Pahalwan, que veio de uma família de lutadores lendários e já foi chamado de "Orgulho do Paquistão", em Lahore. Ele pisoteou e chutou o homem forte de 450 libras, o grande Antonio, em 1977, em um dos casos mais infames de uma partida de luta livre, que foi retirado do roteiro. Ele lançou o "Nature Boy" Ric Flair frente a centenas de milhares em Pyongyang, Coréia do Norte, em 1995."

 

Fonte e matéria completa em inglês: http://grantland.com/features/antonio-inoki-japan-politics-pro-wrestling-ric-flair-saddam-hussein-iraq-north-korea-kim-jong-un-hostages

 

AntonioInoki.jpg

Fonte: https://www.ipc.digital/antonio-inoki-viaja-a-coreia-do-norte-para-promover-a-paz/

Por Yuka Iyomasa - 07/09/2017

Antonio Inoki irá encontrar o ex-ministro Lee Soo, vice-presidente do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte.

 

Em meio a ameaça de ataque da Coreia do Norte, Antonio Inoki, membro da Câmara Alta, informou que irá fazer uma visita ao país norte-coreano do dia 7 a 11, deste mês.

Em entrevista feita no Aeroporto de Haneda, antes do embarque para a China onde fará a conexão, declarou que irá encontrar o ex-ministro Lee Soo, vice-presidente do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte.

No encontro, Inoki quer enfatizar a importância da paz mundial, como fez na visita feita no ano passado à Coreia do Norte. Ele pretende retomar as relações com o país de alguma forma.
Em contrapartida, o governo japonês pede que a população não viaje ao país norte-coreano.

Antonio Inoki, nascido em Yokohama, imigrou ao Brasil com sua família aos 14 anos, trabalhou em plantações de café, mas retornou ao Japão para treinar luta livre. É um dos maiores nomes da história da luta livre mundial e ficou famoso em todo Japão. Entrou para a carreira política e continua na atividade até o momento. Sua relação com a Coreia do Norte é tão forte que chegou a viajar sem a autorização do Parlamento japonês e após o seu retorno, foi suspenso. Já promoveu eventos de lutas no país norte-coreano reunindo mais de 20 mil pessoas.
Inoki sempre destaca que o objetivo das visitas à Coreia do Norte, é promover a paz.

 

 05/09/2017 - Dojo Kan conquista grandes vitórias no Open Nordeste de Karate

 

Enio_SP2.jpg

Resultados:

Akio Soares da Silva medalha de ouro em kata e kumite

Kauã Rodolfo Medalha de prata em kata e bronze em kumite

Yuki Soares da Silva medalha de bronze em kumite

Breno Isidio Medalha de prata em kata e kumite

Gabriel Fábio Medalha de prata em kata e kumite

Katiane Régia da Silva medalha de ouro

Sensei Enio Alves da Silva medalha de Ouro e também compondo a equipe Antonio Carlos Junior

No último final de semana , dia 02 de setembro (sábado) foi realizado o Open Nordeste de karate na cidade de Aracajú - Sergipe .

 

Tivemos 50 categorias do infantil até o master ambos os sexos , estiveram presentes atletas da seleção Brasileira, campeões Brasileiros, Campeões Sul Americanos, Pan Americanos e até atleta que foi 3º colocado em mundial e arbitros internacionais também.

 

Representando o estado de Alagoas a academia Dojo-kan esteve presente com 08 atletas e trouxe 11 medalhas. Excelente resultado visto que o nível foi alto, servindo como um preparação para alguns desses atletas alagoanos que iram participar no proximo mês de outubro das finais do campeonato Brasileiro que será realizado na cidade de Lauro de Freitas na Bahia. 

Enio_SP1.jpg

Sensei Enio também informa que no dia 09 de setembro estará na cidade de São Paulo ministrando um curso para alguns alunos e professores desta cidade Fato inusitado alguem aqui do nordeste ir ministrar um curso na cidade de São Paulo.

01/09/2017 - Falecimento do Sr. Salvador Miasaki

 

MagnoMiasaki.png

A Família ISKF Brasil presta condolências ao Sensei Magno Miasaki e sua família pelo falecimento de seu pai, o Sr. Salvador Miasaki que aconteceu nesta data.

 

Sensei Magno é um dos componentes mais antigos da ISKF e foi aluno do Mestre Juichi Sagara onde também representou o Brasil no exterior morando no Japão por cerca de cinco anos assim como foi assessor nas traduções das visitas do Mestre Teruyuki Okazaki nos seminários realizados no Brasil.

 

Participou do curso de formação de instrutores da JKA - Kenshusei onde passaram grandes Mestres do Karate como Asai Tetsuhiko, Hirokazu Kanazawa, Keinosuke Enoeda, Hiroshi Shirai, Taketo Okuda, Naka Tatsuya e Ennio Vezulli.

 

 

28/08/2017 - Mindfulness com Sensei Guaraci Tanaka em grande estilo no II Seminário de Karate em Vitória/ES

 

Tanaka_1.png

Sensei Guaraci Ken Tanaka

Mindfulness aplicado ao Karate Do

 

Aconteceu em Vitória/ES nos dias 26 e 27 de agosto/2017 o II Seminário de Karate Do, organizado pelo Professor Andrey Xavier e com a participação dos Professores convidados, Edson Fujinori Nakama, Helio Arakaki e Guaraci Ken Tanaka.

 

Neste evento os presentes tiveram a oportunidade de conhecer na prática o Mindfulness, que foi apresentado pelo Professor Guaraci Ken Tanaka, filho do Professor Yasutaka Tanaka, Fisioterapeuta Acupunturista, Mestre em Saúde Mental (IPUB/UFRJ), Instrutor certificado de Mindfulness (UNIFESP) e Doutorando em Saúde Mental.

 

Entendendo o Mindfulness

 

Muito se tem falado em neuroplasticidade e que é necessário manter o cérebro ativo para que ele não padeça. Várias estratégias de aprendizado estão se consolidando, como mudança de hábitos, sudokus, palavras-cruzadas, entre outros. Alguns optam por realizar uma nova atividade intelectual ou física, como um curso de idiomas ou dança, ou seja, todas de
alguma forma exigindo um certo engajamento na atitude de mudanças comportamentais. Há também aqueles que têm medo de entrar no esquecimento e por isso, fazem exercícios para a memória.

 

Hoje com o avanço das neurociências, muitas coisas estão relacionadas ao cérebro, porém não existem certezas se realmente acontecem. Apesar disso, muitos estudos vem sendo realizados e demonstrando as alterações cerebrais causadas pela mudança de atitude ou postura mental. Um tema que está em voga é o da meditação. Não a meditação que todos conhecem que é o de relaxamento ou esvaziar a mente de tudo, mas uma meditação chamada Mindfulness. Ela é uma prática baseada em evidências científicas que pode ser definida como manter uma atitude de abertura com a intenção de permanecer atento ao momento presente livre de julgamentos e percebendo as distrações ocasionadas por pensamentos, sensações e/ou emoções.

 

EVIDÊNCIAS BIOLÓGICAS

  • Aumento de massa cinzenta cerebral
  • Diminuição de tamanho da Amigdala (medo)
  • Potencialização das redes neurais

 

EVIDÊNCIAS FUNCIONAIS

  • Melhora da atenção
  • Identificação de padrões
  • Modulação da ansiedade e stress
  • Desenvolvimento da auto-referência
  • Promoção de hábitos saudáveis

 

 

Tanaka_2.png

Sensei Guaraci Ken Tanaka

Mindfulness_Tanaka.png

Fonte: Msc. Guaraci Ken Tanaka

Mais informações e contato: sementeplena@gmail.com

 

Perfil:

Mindfulness - Semente plena

 

Facebook: /fisiotanaka

 

 

04/08/2017 - Falecimento do Shihan Yasuyuki Sasaki

 

sasaki.jpg

Faleceu no dia de hoje, 4 de agosto de 2017, um dos ícones do Karate Brasileiro, Shihan Yasuyuki Sasaki, 8º Dan pela JKA - Japan Karate Association devido à sua luta pela saúde desde 2015. O falecimento ocorreu na manhã desta data no Hospital Edmundo Vasconcelos em São Paulo.

A família ISKF presta condolências às famílias do Shihan e de toda a sua comunidade de praticantes e adeptos.

25/07/2017 - Ata de reunião realizada no Master Camp 2017 na Filadélfia/EUA - em inglês

 

ISKF_MasterCamp2017.jpg

Membros da Diretoria da ISKF Brasil participa de reunião na ISKF com todos os 38 países presentes.

 

Veja aqui a ata.

17/07/2017 - Intercâmbio de Karatecas de Alagoas e Sergipe

 

ISKF_Alagoas_Jul2017.png

Destaque do Karate em Aracaju/SE

 

Sob a representação do Sensei Enio Alves da Silva, Delegado Regional da ISKF Brasil - Alagoas, foi realizado no dia 08/07/2017 em Sergipe uma aula especial para os karatecas dos estados de Alagoas e Sergipe na cidade de Aracaju fortalecendo a união entre os estados do Brasil.

Imagem extraída do Jornal Primeira Edição , versão impressa, Ano 13, Edição 730 - Maceió / Alagoas, 17 a 23 de julho, 2017

10/07/2017 - Visita do Presidente da FKERJ à ASKT Rio de Janeiro

WP_20170707_21_05_41_Pro.jpg

A ASKT Rio de Janeiro representado pelo Sensei Alessandro Barboza e seu Diretor Técnico, Sensei Edson Fujinori Nakama agradecem a visita do Presidente da FKERJ Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro - Juarez Santos  no VII Seminário de Karate Do realizado no dia 08/07/2017 e também o parabeniza pelo trabalho e esforço pela consolidação dos praticantes da arte no Estado do Rio de Janeiro.

 

05/07/2017 - Visita do Presidente da CBK à Muryokan - MS

Muryokan_CBK.png

Mensagem do Sensei Helio Arakaki:

 

MINHA REVERÊNCIA AO PRESIDENTE DA CBK.


Foi com muita honra que recebi em meu Dojo, o Sensei Luís Carlos, Presidente da Confederação Brasileira de Karate. O motivo da sua vinda surpresa ao nosso estado foi por questões humanitárias. Veio visitar o nosso Sensei Paulo Muniz que infelizmente está vivendo em estado vegetativo após sofrer um enfarte.
Este gesto muito nobre da parte do Sensei, serve de exemplo para mim, pois o Karate transcende pontos de vistas, interesses pessoais ou políticos. O Karate é um Caminho para a paz entre as pessoas. Minha reverência ao Sr, Sensei Luís Carlos. Oss!

20/06/2017 - Sensei Hiroyoshi Okazaki é graduado 9º Dan

Hiroyoshi Okazaki.png

A família ISKF Brasil parabeniza o Sensei Hiroyoshi Okazaki pela conquista de seu 9º Dan concedido durante o Master Camp 2017.

 

Sensei Hiroyoshi Okazaki é o sucessor do Mestre Teruyuki Okazaki, fundador da ISKF mundial e ocupa a atual posição de Presidente do Conselho de Administração e Instrutor Chefe da ISKF.

 

14/06/2017 - Davi Poit é o novo Diretor da ESEF

ISKF_DaviPoit_Esef.png

Sensei e Dr. Davi Poit, membro da Diretoria ISKF Brasil é o mais novo Diretor da Escola Superior de Educação Física - Esef - em Jundiaí/SP.

 

A ISKF o parabeniza por mais esta conquista após vários anos de estudo e intenso trabalho e que tenha muito sucesso neste novo desafio.

 

A cerimônia de posse presidida pelo prefeito Luiz Fernando Machado ocorreu no salão azul da ESEF e reuniu um grande número de autoridades, professores, alunos e convidados. Na oportunidade, o prefeito destacou o alto grau de qualificação e conhecimento técnico dos novos diretores, bem como o comprometimento deles com a faculdade.

 

Veja a matéria publicada no site da Prefeitura de Jundiaí/SP:

Prefeito dá posse à nova diretoria da Esef

 

Em 45 anos da história da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Esef) é a primeira vez que um profissional formado nos bancos escolares da própria instituição assume o cargo de diretor. Desde a noite da última terça-feira (13), o professor Davi Rodrigues Poit passa a responder pelo quadriênio 2017/2021, tendo ao seu lado a professora Bettina Ried, como vice-diretora.

A cerimônia de posse presidida pelo prefeito Luiz Fernando Machado ocorreu no salão azul da Esef e reuniu um grande número de autoridades, professores, alunos e convidados. Na oportunidade, o prefeito destacou o alto grau de qualificação e conhecimento técnico dos novos diretores, bem como o comprometimento deles com a faculdade.

 

O novo diretor da Esef, que recebeu 70% dos votos de uma lista formada por professores, funcionários e alunos que ao ser recebida pelo prefeito foi prontamente acatada, respeitando assim o desejo dos membros, tem como desafios valorizar ainda mais a instituição, retomar a pós graduação, realizar congressos em Jundiaí, buscar projetos de incentivos para a faculdade e aumentar as possibilidades de cursos e atividades de extensão.

 

Davi Poit tem 56 anos, 28 desses como professor da Esef e já ocupou o cargo de vice-diretor. Formou-se em 1983 e tem especializações nas áreas de Marketing e Gestão e é mestre e doutor em Educação. Autor de livros na área de Gestão Esportiva dentre eles, “Organização de Eventos Esportivos”, em sua quinta edição. Em 2016, atuou como professor do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no curso avançado de Administração do Esporte e foi um dos condutores da Tocha Olímpica – Rio 2016 em sua passagem por Jundiaí.

 

Já a vice-diretora Bettina Ried concluiu Licenciatura e Mestrado em Educação Física pela Universidade São Paulo (USP). É doutora em Educação pela Universidade São Judas e na Esef atua como coordenadora do grupo de pesquisa em dança. Autora do livro “Fundamentos da Dança de Salão”, dedica-se principalmente ao ensino e pesquisa de habilidades aquáticas, de Dança de Salão e Dança Esportiva, Aprendizagem Motora, História e Filosofia da Educação Física.

 

ISKF_DaviPoit_Esef_1.png

 

Fonte: http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/06/14/prefeito-da-posse-a-nova-diretoria-da-esef 

Publicada em 14/06/2017 às 12:22